in

08 cursos técnicos gratuitos em São Paulo

Primeiro iremos entender o que são cursos técnicos; curso técnico é aquele curso de nível médio que por finalidade a capacitação do aluno, apresentando conhecimentos teóricos e práticos em diversas áreas do setor produtivo. Seus propósitos são o acesso imediato ao mercado de trabalho, a requalificação do trabalhador ou mesmo sua reinserção no mercado de trabalho.

Seja cursos profissionalizantes de encanador até de cálculos para aposentadoria, você encontra nesses cursos.

Feitos por instituições renomadas alavancam ainda mais a carreira do futuro empregado, principalmente pela sua carga horária que gira em torno de 800 horas e oferecem inúmeros conhecimentos profissionais.

Dessa forma, o Gazeta do Advogado, pensando em você que é de São Paulo e quer mudar de vida, mostraremos um rol de cursos técnicos totalmente gratuitos. Acompanhe conosco a seguir.

INSTITUIÇÕES QUE FORNECEM CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS EM SÃO PAULO

  • Escola Técnica Estadual – ETEC

Os cursos oferecidos pela ETEC são para aqueles candidatos que vão fazer o ensino médio na modalidade EJA (educação de jovens e adultos) do 1º ano junto com o curso técnico profissionalizante ou para quem já possui o ensino médio completo, será um técnico na modalidade presencial/ semipresencial ou EAD (educação a distância).


Os cursos disponíveis na ETEC, são: Técnico em Qualidade; Técnico em Edificações; Técnico em Telecomunicações; Técnico em Enfermagem; Técnico em Redes de Computadores; Técnico em Logística; Técnico em Automação Industrial; Técnico em Química; Técnico em Vestuário; Técnico em Eletrônica; Técnico em Mecatrônica; Técnico em Mecânica; Técnico em Eletroeletrônica; Técnico em Segurança do Trabalho.

As inscrições são feitas através do site http://ww1.vestibulinhoetec.com/. Fique de olho pois a cada período de inscrições é mudado suas datas.

A prova para o teste seletivo da Escola Técnica Estadual é feita da seguinte maneira: uma prova contendo 50 perguntas para área do conhecimento escolhida sobre temas de situações do cotidiano que irão envolver problemas de natureza cultura, cientifica, social e tecnológica. Os temas em sua maioria são abordados por meio de mapas, imagens, gráficos, poesias, charges, tabelas e outros ícones.

  • Instituto Federal de São Paulo – IFSP

Para se inscrever no Instituto Federal de São Paulo é só acessar o site pelo linkhttps://www.ifsp.edu.br/, e procurar na lateral direita pelo nome “Processo Seletivo”. Também fique sempre de olho, pois o calendário de cursos técnicos altera todos os semestres.

O processo seletivo do Instituto federal funciona assim; as provas para candidatos que irão fazer o curso técnico integrado, é formada por perguntas das áreas de português, matemática, ciências, geografia e história. Já a prova dos estudantes e concluintes do ensino médio são elaboradas com questões de português, matemática, literatura, biologia, física, química, história e geografia.

Oferece inclusive ótimos cursos sobre o INSS.

  • Escola Técnica Estadual de Paulo – ETESP

A Escola Técnica Estadual de Paulo é considera uma das melhores instituições de ensino público do Estado de São Paulo, pois oferece uma excelente infraestrutura de alto nível para todos os seus alunos que fazem o curso de formação técnica. Além de oferecer também ensino médio, ensino técnico integrado ao médio, ensino técnico presencial, ensino técnico semipresencial, ou seja, na modalidade à distância e cursos de especialização. Para realizar sua inscrição, basta acessar o site da instituição pelo link http://www.etesaopaulo.com.br/.

  • Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza – CEPHAS

Outra instituição que oferece cursos gratuitos é o Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza. Essa instituição fica localizada em São José dos Campos/SP, e oferece uma educação profissionalizante por intermédio de cursos de nível médio e técnico, qualificação e requalificação. Para fazer sua inscrição, olhar o calendário acadêmico ou para mais informações é só entrar no site http://www.cephas.org.br/.

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC – SÃO PAULO

Um dos maiores e mais conceituados centros de formação do país, o SENAC oferece aos seus alunos bolsas em cursos técnicos e de capacitação com até 100% de desconto. Além de ofertar um programa de aprendizagem que tem o intuito de levar estudas para trabalharem como aprendiz em empresas de grande e médio porte. Para mais informações acesse o site http://www.sp.senac.br/.

  • SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O SENAI é uma das instituições do sistema S mais conhecida pelo país. E a suas escolas localizadas no Estado de São Paulo preparam e qualificam jovens para trabalhar em várias áreas de emprego.

Conclusão:

Portanto, você que deseja adentrar ao curso, tem duas formas A primeira é visitar de formar presencial alguma unidade do SENAI São Paulo (no Estado, as unidades encontram-se tanto na Capital, na Grande São Paulo e nos interiores – dessa forma, é só procurar a unidade mais perto de você) ou por e-mail (aqui é só enviar um e-mail solicitando sua inscrição). E o segundo modo é de mais rápida e simples, através do site da instituição, você precisa apenas escolher o curso, clicar na opção “inscreva-se” e preencher os dados pedidos como nome, endereço, telefone para contato, e etc.

E as provas aplicadas para o ingresso na instituição são acerca dos assuntos de português, química, biologia e matemática. Para se inscrever entre no site http://www.sp.senai.br/.

Gostaram das dicas apresentadas? Ficou alguma dúvida? Nos mande sua pergunta pelos comentários abaixo ou via e-mail.

Bacharela em Direito e Escritoria at

Bacharela em Direito pela Faculdade Estácio - CEUT em Teresina - Piauí, apaixonada por escrever e por direito trabalhista, escreve semanalmente para a Gazeta do Advogado.

Written by Tayane Aguiar

Bacharela em Direito pela Faculdade Estácio - CEUT em Teresina - Piauí, apaixonada por escrever e por direito trabalhista, escreve semanalmente para a Gazeta do Advogado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pessoas aposentadas andando de bicicleta

05 fatores para pensar antes de se aposentar.

extrato

Descubra como consultar Extrado DAP